Doce de Abóbora com Casca de Laranja |
Nesta altura em que se tem muita abóbora em casa, há duas formas de a conservar: ou se congela depois de cozida em pouca água, com uma cebola grande e um fio de azeite (servirá como base de uma sopa) ou se faz uma deliciosa compota. Esta compota pode ser servida como sobremesa ou ao lanche. Se for acompanhada de queijo fresco, de cabra ou requeijão fica uma delicia!
Ingredientes:
- 1,5kg de abóbora limpa de casca e sementes
- 750gr de açúcar
- 2 paus de canela
- casca de laranja (apenas a parte vidrada)
Preparação:
1 - Colocar a abóbora limpa de casca e sementes partida em cubos numa panela e cobrir com o açúcar
2 - Deixar a macerar de um dia para o outro
3 - No dia seguinte colocar a panela em lume brando e destapada
4 - Deixar ferver até que a calda do doce atinja o "ponto de estrada" (este passo pode ser um pouco demorado)
5 - Depois de pronta deixar arrefecer e enfrascar
Dicas:
- Para saber se a calda atingiu o "ponto de estrada" colocar um pouco de água fria num prato e verter no centro um pouco da calda. Passar o dedo pelo meio da calda. Se esta se separa em forma de "estrada" está pronta.
- Nas compotas de fruta a medida de açúcar é sempre metade da medida da fruta, ou seja, se tiver 1kg de fruta deverá usar 500gr de açúcar
- Se acontecer o doce ficar muito duro ou com aspecto caramelizado depois de estar frio, acrescente um pouco de água e deixe ferver até que volte a atingir o "ponto de estrada"
- Para que a compota se conserve ainda mais tempo: use frascos de vidro com tampa de metal. Deve enche-los até ao cimo e depois coloca-los numa panela e cobri-los com água. Levar ao lume e deixar ferver durante alguns minutos. Depois deste processo verá que a tampa do frasco deixa de fazer barulho quando pressionada, significa que se criou um processo de conservação a vácuo dentro do frasco. As compotas conservadas desta forma duram de um ano para o outro
- A compota de abóbora pode ser acompanhada de muitos frutos secos: pinhões, nozes, amêndoas laminadas. Devem ser acrescentados depois do doce pronto.
- Uma versão menos usada mas igualmente deliciosa é a compota de abóbora com coco. Basta seguir todos os passos anteriores e acrescentar coco ralado a gosto antes de a calda atingir o ponto. De seguida deixe ferver até atingir "ponto de estrada"
Doce de Abóbora com Coco |
Finalizo fazendo uma referência a uma recente mas grande amiga, a ISABEL, que deixou as taças em minha casa e eu pude usa-las para expor as minhas compotas! Bigada Ursinha!!!!
Sempre quero ver se me guardas a prova....
ResponderEliminar